segunda-feira, 24 de abril de 2023

Salve o padre Costa!

 

Depois que escrevi o texto sobre o padre José de França Coutinho, emérito reverendo fundador de Uiraúna, Paraíba, recebi mensagem de pessoa especial com origem familiar ao padre Costa de Sá, dizendo que se tratava de religioso famoso, que fez história na região de Santa Umbelina.

Pois bem, há relato de que o padre Costa foi um dos fundadores do Apostolado da Oração, criado em 1921, conforme prova o diploma lavrado em nome dele, que serve de documento histórico sobre a vida desse vigário.  

O pouco de registro sobre a vida desse religioso diz que ele teria nascido, no século XIX, no distrito de Quixaba e ordenou-se padre em Olinda, Pernambuco.

Depois de ordenado, o padre Costa teria fixado residência no Sítio Santa Umbelina, zona rural de Uiraúna, passando a exercer as funções de Capelão da então comunidade de Belém, ligada à paróquia do município de São João do Rio do Peixe.

Há notícia de que a casa paroquial passou ser a própria casa da família, que ficava próxima à estrada em direção ao distrito de Belém, tendo sido erguido um cruzeiro no pátio da sua residência, para mostrar que ali morava um sacerdote.

Dizem que, na própria residência, o padre Costa celebrava missas, realizava casamentos e batizados e oficiava todos os outros sacramentos religiosos da sua alçada cristã.

Além da sua consagrada vocação religiosa, dizem que o padre Costa tinha bom gosto pelas artes e se interessava pelo incentivo à cultura, sendo atribuída à iniciativa dele a contratação de músicos vindos do Ceará, que passaram a ministrar aulas sobre a importante arte musical aos então belenenses, dando início à majestosa banda de música Jesus, Maria e José, com vínculo à igreja de Belém, graças à ideia genial e pioneira desse dinâmico vigário, que lançou as sementes que resultaram nas honrosas glórias da conhecida Terra dos Músicos.

Contam-se que, em sintonia com os princípios da religião cristã, fundados em especial na fraternidade e no amor entre as pessoas, o padre Costa se destacou por seu rigor com o respeito à dignidade do homem, sendo pessoa de hábitos simples e disseminador de bons exemplos de valorização dos costumes no seio das famílias, mediante a prática e o ensinamento do Evangelho de Jesus Cristo.   

A importante trajetória que serviu de linda lição de vida cristã do padre Costa foi marco da sua época, na forma de trabalho religioso em benefício do seu semelhante, cujo patrimônio de sacrifício de pura evangelização vem sendo resgatado com a construção de capela em homenagem a ele, exatamente no local onde viveu o sacerdote, cuja relevante iniciativa depende da ajuda das pessoas simpatizantes do vigário, sob a liderança de familiares dele.

Salve o ilustre padre Costa, que merece ser lembrado pelo povo de Uiraúna como importante construtor da maravilhosa história religiosa da Terra dos Sacerdotes, por ele ter sido pioneiro que se dedicou de corpo e alma à evangelização dos princípios ensinados por Jesus Cristo, na melhor forma de amor ao próximo. 

Brasília, em 24 de abril de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário