sexta-feira, 28 de abril de 2023

Placa histórica

Em crônica escrita recentemente, eu dissertei um pouco sobre a história do padre José de França Coutinho, dizendo, com base em mensagens referentes ao tema, que a Igreja Matriz de Uiraúna, Paraíba, dedicada à Sagrada Família de Jesus, Maria e José, se originou de oratório que esse pároco mantinha em sua casa, que foi transformado em capelinha, por volta de 1874, mantida a homenagem da sua devoção sacerdotal.

Diante disso, o ilustre conterrâneo Ubiracy Veloso, em gesto que condiz ao seu amor à nossa terra natal, escreve importante mensagem, no sentido do aproveitamento do meu texto, em termos culturais, na forma  a seguir.

Ir. Adalmir, com sua permissão, se concordar, proponho ao executivo municipal, fazer desse seu texto, belíssimo e digno de colocá-lo, como PLACA, para que todos os visitantes ao se deparar com a belíssima Estátua, tenha uma verdadeira história da criação da nossa Paroquia Centenária e fundação do nosso município! Receba meu carinho, por um fraterno e forte abraço!”.

Em resposta à inteligente mensagem, eu disse ao nobre irmão Ubiracy que a sugestão dele, de puro carinho, se acolhida pelo poder público de Uiraúna, tem o condão de eternizar algumas importantes qualidades do emérito padre José de França Coutinho.

À toda evidência, o reverendo merece ser lembrado por gerações uiraunenses, uma vez que o legado dele é digno de importante exemplo a ser seguido por todos que pensamos no melhor para a cultura local, como forma de amor à terra natal, em especial quando o reverendo se propôs a contribuir com o solo que hoje é motivo de muito orgulho para as pessoas nascidas no nosso berço sagrado.

Respeitável conterrâneo Ubiracy, não só permito e concordo com a sua oportuna e importante sugestão, como fico na torcida por que a autoridade incumbida da elevação e da grandeza dos valores culturais de Uiraúna se sensibilize com a importância de seu gesto de amor a essa causa, que é importante e justa, e a implemente o mais rapidamente possível, para o benefício cultural de Uiraúna, cujo ato materializa atitude especial de reconhecimento aos relevantes legados em benefício do povo.

Ao ensejo, proponho que a sua iniciativa sirva de estímulo ao levantamento, pelo público local, para a implementação de medidas análogas, de outras importantes obras realizadas com a finalidade de elevação da cultura de Uiraúna, que se engrandece com o reconhecimento e a gratidão à benevolência dos inesquecíveis benfeitores do passado.

Muito obrigado.

Brasília, em 28 de abril de 2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário