quinta-feira, 6 de julho de 2023

O documento do golpe?

Conforme vídeo que circula nas redes sociais, teria sido encontrado arquivado em celular de militar minuta de documento tratando do esboço de tentativa de golpe de Estado, que estaria sendo maquinado ainda no governo anterior.

À toda evidência, chega a ser inacreditável que o suposto documento, se reportando à estruturação de medidas mencionando algo referente a golpe de Estado, no Brasil, que há suspeita que elas poderiam ter sido executadas no último governo, tenha sido guardado logo por um militar.

Na verdade, esse documento vem sendo explorado ruidosamente pelos governo atual e sistema dominante, sob a suspeita de que ele teria sido preparado ainda no curso do governo anterior ao atual, tendo por finalidade não permitir a posse do atual mandatário.

Acontece que acaba de ser noticiada informação segundo a qual o referido documento teria sido elaborado no ano de 2017, objetivando a aplicação de golpe no governo de então, conforme confessou importante advogado, que teria sido consultado sobre a validade jurídica dos termos do citado documento.

Sim, é até possível se acreditar nessa versão, porque as disputas políticas são brutais e ferozes, à vista dos visíveis interesses demonstrados pelo poder.

Agora, causa espécie que assunto de extremas delicadeza e importância políticas tenha sido revelado somente tempos depois de tantas acusações e desgastes, quando gigantescos estragos já foram causados à imagem das pessoas envolvidas e nada disso poderia ter acontecido, com possibilidade de ter sido evitado bem antes, ante a revelação da verdade sobre a origem dele.

Ou seja, até parece que as pessoas gostam de sofrer, diante de situações delicadas que sequer existiriam se houvesse o devido esclarecimento quando do aparecimento desse documento, que não precisaria ficar arquivado no celular de ninguém.

Essa constatação tem total pertinência, porque se trata de documento que teria sido exposto como exercício de consulta em sala de aula, sem qualquer vinculação com algo efetivamente pensado e denunciado para ser aplicado, principalmente, contra o presidente atual.

Realmente, o jurista, que é bastante conceituado, teria esclarecido que o documento em tela foi elaborado em 2017 e serviu apenas de exercício  de consulta dos então alunos do curso que era executado por ele, que não o tem como se ele tivesse sido preparado para fins de golpe contra o atual presidente do país.

Enfim, diante dessa informação, de certa forma esdrúxula, resta às pessoas acreditarem ou não na sua veracidade, embora o silêncio, por longo tempo, tende a conspirar contra essa possibilidade, quanto à versão de que se trata de documento para outro fim diferente daquele que se imaginava.

            Brasília, em 6 de junho de 2023 

Nenhum comentário:

Postar um comentário