sexta-feira, 14 de julho de 2023

Sobre a universidade para Uiraúna

 

Diante da sugestão que fiz à prefeita de Uiraúna, Paraíba, por meio de crônica, para a criação de grupo de estudos destinados ao funcionamento de universidade nessa cidade, um ilustre conterrâneo me indagou se eu sabia o motivo pelo qual ainda não tem universidade na nossa terrinha, à vista da sua importância, como polo de desenvolvimento da educação e de outras atividades na região.

Em resposta, eu disse que acreditava que a inexistência de universidade em Uiraúna tem por principal causa a falta de interesse, quer por parte do poder público, quer da do privado, aliado ao comodismo das pessoas, nesse caso, por falta de liderança com a necessária articulação para tratar dos interesses dos estudantes, além da participação dos país de alunos nesse processo que exige cobrança, em especial aos políticos.

Se tivesse vontade política e até educacional, com essa finalidade, acredito que a situação era outra bastante diferente do desprezo por tema tão relevante para o povo da cidade, no que se refere à educação de nível superior, tão carente do desenvolvimento nesse particular, cujos estudantes se sacrificam na busca de ensino superior em cidades vizinhas e nas grandes cidades do estado.

Eu disse também que não seja por falta de inspiração nesse sentido, uma vez que,  no meu texto, tem a indicação no sentido de que a criação de grupo de estudos pertinentes ao assunto já seria a melhor compreensão para se provar vivo interesse na sua condução, porque é preciso que se tenha qualquer iniciativa com vistas à implementação da tão sonhada universidade uiraunense.

Enfim, eu espero que a minha iniciativa seja do conhecimento das pessoas sensíveis e interessadas em tão relevante matéria.

Brasília, em 14 de julho de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário