domingo, 31 de janeiro de 2021

As justas palavras do mestre!

 

Por ocasião do meu aniversário, tive a grande honra de ser lembrado e cumprimentado por muitas pessoas amigas conhecidas e outras que eu gostaria de conhecer.

Com o coração feliz pelo aconchego dessas pessoas, venho agradecer às manifestações carinhosas de todos vocês que mandaram mensagem ou curtiram esse momento saudável e especial na minha vida, dizendo o costumeiro, mas bem sincero, muito obrigado a cada um de vocês que me prestigiaram com a sua palavra de carinho ou o seu sentimento de ter vivido esse momento feliz na minha vida.

Tive o prazer de sentir uma a uma as mensagens e as curtições e sou feliz e agradecido que tudo tenha acontecido exatamente como prova, em reciprocidade, do amor que tenho por cada um de vocês, que são muito importantes como forma de relações sociais e de amizade.

Eu gostaria de trazer à lume a mensagem que recebi do nobre uiraunense, o notável professor Xavier Fernandes, que não economizou em nada a sua elevada sapiência para dizer palavras amáveis sobre o meu trabalho literário e a minha pessoa, porque, segundo a visão de alma nobre e generosa dele, eu mereci ser saudado, no meu aniversário, com a belíssima mensagem proferida por ele, assim: “Nossos Parabéns ao ilustre Mestre Dr. Antônio Adalmir Fernandes. Incansável brilhante escritor, inteligência rara, um gênio da literatura, sua inspiração ilimitada navega por todos os oceanos do conhecimento. Nos orgulha e nos envaidece tê-lo como nosso Amigo e conterrâneo. Parabenizamos pela publicação do seu quinquagésimo livro de contos históricos, resgates, homenagens, crônicas e comentários de assuntos diversificados da atualidade. Nossos aplausos e homenagem ao Gênio. Parabenizamos também pelo seu Aniversário, desejamos muita saúde paz, alegrias e realizações, Que JMJ sempre esteja Presente em seus caminhos abençoando-o com graças e muitas vitórias. Feliz Aniversário! Viva essa data intensamente com seus familiares! Um forte abraço de Xavier e Consolação! Vida Longa! Viva a Cultura! Viva o Mestre Adalmir!”.

Valha, meu amado Deus! Porque a sinceridade me diz que não sou digno nem merecedor de tantas e expressivas adjetivações, as mais requintadas possíveis, inclusive a principal delas, que especifica lugar singular atribuível às pessoas extremamente diferenciadas por algo que realiza ou pratica, qual seja, “Gênio”, que me qualificaria com o grau que me honraria com o peso da responsabilidade que dificilmente teria condição de assumir.

Eu sei perfeitamente da minha capacidade para assumir tamanho encargo, porque se trata de atributo que realmente se enquadra no perfil dos grandes, talentosos e renomados escritores, enquanto eu ainda me considero o escriba dedicado e esforçado, que mais se identifica como um intrusão no mundo dos escritores de verdade, na concepção como me vejo.

Com toda sinceridade, isso é para mostrar o tamanho do patamar onde foi colocado o meu prestígio, na concepção de um dos mais lúcidos historiadores da terra natal, o mestre Xavier Fernandes, com o que me deixa bastante honrado pela distinção do apreço dele ao meu trabalho literário.   

Digo ao ilustre mestre Xavier Fernandes que foi com forte emoção que conclui a leitura de generosas palavras sobre a minha pessoa, que certamente não está à altura para merecê-las na extensão nelas ali representadas, porque bem sei que o ilustre professor, musicista, escritor e historiador, entre outras habilidades com o conhecimento humano, liberou seu coração magnânimo, para mim deixar feliz e certamente deixou, porque é boa demais a interpretação de seu texto, tão rico de adjetivações vindas logo de pessoa de extrema sabedoria, inteligência, que ainda goza da maior credibilidade perante nossos conterrâneos, em razão das suas importantes obras literárias enaltecendo as importantes qualidades sobre a história de vida de uiraunenses.

Isso contribui para terrível e massacrante dúvida de que reconheço que não mereço tanto, mas como o sábio se atreveria a fazer belas afirmações e ainda com tanta convicção, como fez?

Então surge a melhor justificativa para que o mestre Xavier Fernandes se expusesse com tanta gentileza: é meu aniversário e nessa data tudo de bom pode ser dito para agradar o aniversariante e eu digo ao nobre mestre das letras que fiquei muitíssimo feliz e envaidecido com mais esse carinho seu ao meu trabalho literário e à minha pessoa, que vem em forma de forte estímulo ao que faço pensando em alguma forma de contribuição ao conhecimento, por abordar e analisar importantes fatos da vida.

Enfim, por certo que as minhas avaliações são meras elocubrações e que fique bem entendido sobre isso, porque, na verdade, é preciso que se dê crédito às sábias, valiosas e justíssimas palavras proferidas pelo ilustrado mestre Xavier Fernandes (Kakaká).

Muito obrigado, mestre Xavier Fernandes, pela generosidade que alegra intensamente o meu coração e faz bem à alma.

Rogo a Deus que lhe conceda longa vida e mantenha sempre abastecido o seu reservatório de sabedoria, porque assim eu corro o sério risco de ser privilegiado com a bondade de seus elogios.

Brasília, em 31 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário