sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Parabéns, prefeita de Uiraúna/PB!

 

Hoje é dia especial, não somente por ser o 1° do mês, do ano e da década, mas por marcar a posse da prefeita Leninha Romão no Executivo de Uiraúna, Paraíba, que foi eleita sob o compromisso de mudar e até revolucionar, nos arroubos de suas colocações, a maneira de administrar os interesses dos uiraunenses.

A nova prefeita leva para a Prefeitura de Uiraúna rica e importante bagagem, em forma de valiosa experiência de executiva e empresária laureada pelo sucesso alcançado no ramo de supermercados, que a impulsionou, por certo, para o merecimento da extraordinária vitória no último pleito prefeitoral, tendo conseguido destronar do cargo experiente grupo político que vinha governando a cidade por longa data.

Não há a menor dúvida de que essa façanha atribui à nobre prefeita grau superior de responsabilidade na gestão dos recursos da municipalidade, de modo que a única alternativa para ela é conseguir êxito na sua importante missão de transformar Uiraúna na cidade de todos, ao promover  o bem-estar da população e o desenvolvimento econômico do município.

Na atualidade, com a modernidade predominando em todos segmentos, administrar uma cidade não tem nada de complexidade e muito menos de dificuldade, na medida em que o agente público, eleito para o exercício de cargo eletivo, tenha o pleno domínio dos requisitos de competência, experiência, preparo,  discernimento, tolerância, humildade e principalmente a certeza do cumprimento de especial e importante missão que se resume na dedicação e no empenho de prestar serviços de boa qualidade para a população.

Esse simples entendimento deflui exatamente do texto representado pelas metas apresentadas na campanha eleitoral, no sentido de que cada candidato se esforça para mostrar aos eleitores o seu perfil de servidor perfeito e fiel prestador dos serviços inerentes ao cargo para o qual pretende se eleger, compromissos dos quais não pode se afastar, depois de eleito, por fidedignidade à palavra afiançada na campanha.

Outra qualidade muito importante dos grandes administradores é ter a sabedoria de colecionar, com minúcia e detalhe, as falhas e os deslizes cometidos por seus antecessores, como forma de preciosa lição para que esses erros sejam evitados na sua gestão, ou seja, o agente público eficiente toma por base os desacertos do passado, com o cuidado da prática exatamente do contrário e que o seu resultado possa se converter em benefício para a sociedade.

O mérito dos bons administradores é ter o cuidado de não ser precipitados na tomada de decisão, por menor que seja o ato, porque este precisa se adequar aos princípios da administração pública.

O administrador responsável e competente precisa reconhecer o mais rapidamente possível as suas falhas e as assumindo como sendo da sua gestão, de modo a corrigi-la, se possível, colocando a questão na conformidade da legislação de regência.

Outra qualidade do bom gestor é nunca transferir a sua culpa para outrem, na tentativa de se passar por moço, quando a sua dignidade está em jogo e pode ser severamente afetada.

O agente público moderno tem o dever de conhecer, da melhor maneira possível, a legislação aplicável ao exercício do seu cargo, de modo a se evitar desculpas esfarrapadas e injustificáveis de que teria incidido em erro por desconhecer a norma de regência ou outra saída ridícula e inaceitável para o caso.

Na administração púbica, ganha relevo, como forma do respeito ao agente público, o espontânea atitude da transparência de todos os atos do município, por menores que eles sejam, não importando a sua finalidade, porque isso é apenas obrigação legal da prestação de contas inerente à realização da despesa pública.

Há administradores que mostram seus atos por meio de sites oficiais e murais colocados na prefeitura, para conhecimento dos munícipes.

Enfim, é evidente que essa exposição argumentos, meramente descritiva, em nada vai contribuir para acrescentar aos conhecimentos da nova prefeita de Uiraúna, que já assume o importante cargo sendo detentora de vasta experiência administrativa, haurida ao longo da sua bem sucedida carreira de notável empresária, que certamente não encontrará a menor dificuldade para desempenhá-lo, à luz das boas técnicas da gestão pública.

Com base nesse entendimento, aproveito o ensejo para parabenizar a nova prefeita de Uiraúna, Leninha Romão, com o desejo de que a gestão dela seja coroada do melhor sucesso, em prol da melhoria de vida dos uiraunenses e do desenvolvimento econômico do município.     

Brasília, em 1° de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário