sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Ensinamento de sabedoria

 

O rei Salomão foi considerado, na sua época, o homem mais sábio do mundo e diante disso, ele resolveu testar a integridade e a sabedoria de seu servo fiel, tendo pedido que ele realizasse tarefa que sabia que era impossível de ser realizada por ele.

O rei Salomão ordenou-lhe o seguinte: "A Festa dos Tabernáculos será em seis meses, e eu gostaria de usar um anel mágico para o evento. Qualquer pessoa que estiver triste e olhar para o anel, se encherá de felicidade; e qualquer pessoa feliz que olhar para o anel, ficará triste".

O fiel servo saiu imediatamente à procura do anel misterioso, tendo passado longo tempo visitando todos os joalheiros e vendedores ambulantes do reino, mas não foi possível encontrar o anel mágico.

Assim, o servo resolveu ultrapassar os limites do reino e mesmo assim ele também nada encontrava e sequer ouvia falar no tal anel mágico.

O desejo do servo era satisfazer a vontade de seu senhor, mas os seus empenho e tentativas terminavam resultando em nada, sem qualquer informação sobre o anel misterioso.

Já em estado de nítido desespero, a ponto de quase ter desistido desse projeto, enfim, um dia antes da festa dos Tabernáculos, o servo se deparou, em pequena aldeia, com simples oficina de joalheiro sem expressão na escultura de joias.

Como ele não tinha nada a perder, fez a seguinte indagação ao velho ourives: "Diga-me, senhor, já ouviste falar de um anel mágico que faz com que o triste se torne feliz e o feliz se torne triste?"

Sem titubear, o experiente ourives pensou por um pouco e logo tirou pequeno anel de cobre de uma das gavetas, tendo lapidado nele uma inscrição e o entregou ao servo.

Pensando que, enfim, teria conseguido realizar o desejo do seu rei, o servo se transformou em alegria e esperança, depois de ter lido as palavras gravadas no anel, quando os seus olhos se iluminaram.

O servo pagou pelo anel e imediatamente retornou ao palácio do rei, na certeza de ter em poder o tão desejado anel mágico do rei Salomão, tendo a honra de entregar a importante joia a ele.

A surpresa foi muito agradável para o rei Salomão, que se encheu de extasiante felicidade, porque não acreditava que seu fiel criado tivesse encontrado o anel que ele achava que seria tarefa impossível.

O servo entregou o anel ao rei sábio, que, ao olhar para a joia, logo perdeu o sorriso, diante do conhecimento do que estava escrito nela.

Finalmente, quando o rei leu a inscrição simplesmente se decepcionou, posto que estava inscrita a seguinte simples frase: "Apesar de tudo, isso também passará.", cuja sentença simplória continha uma verdade que precisa ser guardada no fundo do coração das pessoas e que ninguém pode ignorá-la.

Essa verdade diz exatamente o seguinte: “Mesmo que tudo esteja indo bem e nos sintamos no topo do mundo, é preciso lembrar que tudo isso pode desaparecer em um segundo.”.

Não obstante, há o outro lado desse lapidar ensinamento, com o sentido de felicidade dessa história, que é o seguinte: “Todo o sofrimento, toda a frustração, todos os tempos difíceis que às vezes experimentamos, estes também passarão e serão esquecidos.”.

Viva o famoso e sábio rei Salomão, que até a hoje nos encanta com os seus ensinamentos mágicos, que nos ajudam a viver com inteligência, em harmonia com a realidade da vida.

Brasília, em 29 de setembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário