sábado, 30 de setembro de 2023

O diamante

 

 

Muitas histórias do imaginário e do mundo das lendas sugerem reflexão para a vida, diante dos muitos e importantes significados que elas são capazes de oferecer como ensinamentos.

Pois bem, vejamos o significado da história contada a seguir, envolvendo uma  pessoa que passeava na praia, numa noite de lua cheia, que imaginava, em pensamento, que ele poderia ser muito feliz, “se tivesse um carro novo, seria feliz; Se tivesse uma casa grande, seria feliz; Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz; Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz…”.

Divagando em pensamentos, o homem tropeçou num pequeno saco cheio de pedras.

Absorto em ideias mirabolantes, ele atirou as pedrinhas, uma em seguida à outra, ao mar, enquanto ele dizia: “Seria feliz se tivesse…”.

Assim o fez, até que ficou somente uma pedrinha no saco, que ele decidiu guardá-la.

Ao chegar em casa, para a sua surpresa, ele percebeu que aquela pedrinha era um lindo diamante, com valor incalculável.

Foi então que ele percebeu que havia jogado ao mar valiosos diamantes, enquanto ele estava absorto nos seus pensamentos imaginando que poderia ser feliz se tivesse todos os bens elencados acima.

O certo é que, na vida real, as pessoas são exatamente assim, passando pela vida e desperdiçando seus preciosos tesouros, por estarem à espera do que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem se dar conta sobre o valor ao que realmente têm perto de si.

Enfim, a sabedoria popular diz que a felicidade está onde a colocamos e nunca a colocamos onde nós estamos.

É importante que as pessoas olhem com cuidado para o seu redor, porque é possível se perceber que nele possa ter algo valioso como o diamante.

Brasília, em 30 de setembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário