quarta-feira, 4 de outubro de 2023

A importância da prevenção?

Imagina-se a dramaticidade que envolve o ataque cardíaco, com dores agudas no peito, falta de ar, que podem levar a pessoa ao chão, tudo em questão de segundos.

Conforme estudo recente, publicado na revista Circulation, 45% dos ataques cardíacos são definidos como silenciosos ou infartos do miocárdio silenciosos.

Em razão de os sintomas desses ataques cardíacos serem bem leves, eles são literalmente descartados, normalmente confundidos com outro problema de saúde, na forma de  simples "mal-estar".

Não obstante, é muito perigoso deixar de procurar o devido tratamento quando isso acontece, porque é sinal de que o coração não recebe o necessário suprimento do sangue rico em oxigênio, por conta de doença cardíaca isquêmica, que é uma condição em que uma substância cerosa chamada placa se acumula dentro das artérias coronárias.

A placa cria o bloqueio à normal circulação do sangue, o impedindo de atingir o músculo cardíaco, razão por que o fluxo sanguíneo deve ser rapidamente restaurado, sob pena de causar a morte daquela secção do coração, de forma lenta.

A verdade é que, embora os sintomas os sintomas do ataque cardíaco silencioso não sejam severos, com intensidade, que até podem passar despercebidos, eles são tão graves quanto o ataque cardíaco tradicional, porque eles têm causas bem definidas.

É preciso que as pessoas devam atentar para a incidência de fadigas, tais como, em especial: azia, falta de ar e desconforto no peito, nas costas ou na mandíbula.

Embora os sintomas sejam semelhantes aos do ataque cardíaco tradicional, faltam, no ataque cardíaco silencioso, pressão extrema no peito, fisgadas no braço, no pescoço e/ou na mandíbula, sudorese e tontura.

Impende se notar que os fatores de risco para os dois tipos de ataques cardíacos são praticamente os mesmos, que podem envolver, por exemplo:  história familiar de ataques cardíacos, idade avançada, tabagismo, sedentarismo, obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes.

O aludido estudo também concluiu que os ataques cardíacos clássicos e silenciosos são mais comuns em homens que em mulheres, embora estas apresentam maiores taxas de mortalidade, por essa condição médica.

O efeito eficiente sobre o ataque cardíaco silencioso é mostrado por meio de eletrocardiograma, que revela os danos causados ao coração.

Em caso da suspeita de ataque cardíaco silencioso, convém se procurar o médico, sobre a importância da realização de eletrocardiograma, como medida preventiva, no sentido de se evitar que o mal progrida.

A verdade é que muitas pessoas sofrem ataque cardíaco silencioso e deixam de procurar atendimento médico imediato, certamente devido à falta de informação e conhecimento sobre os danos que isso causa ao coração, permitindo aumentar o risco de ataque cardíaco potencialmente prejudicial à saúde.

Enfim, o ataque cardíaco silencioso não deixa de ser importante aviso, como instrumento que o corpo utiliza para sinalizar a existência de condição médica preventiva.

É de suma importância que as pessoas fiquem sempre atentas aos pedidos de ajuda de seus corpos, em especial, como nesse caso do ataque cardíaco silencioso, devendo procurar os devidos diagnóstico e tratamento, sem demora.

Brasília, em 4 de outubro de 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário