terça-feira, 17 de outubro de 2023

O poder da mente

 

Segundo estudo, teorias psicológicas podem fornecer visão sobre os aspectos do comportamento humano, porque elas podem ajudar ao autoconhecimento, em termos de percepção mais clara e abrangente da mente e da psique humanas.

Essas teorias psicológicas são consideradas inovadoras, uma vez que o seu conhecimento pode contribuir para aumentar a capacidade de enxergar a vida de forma mais positiva.

Essa notícia cita estudo realizado em 1938, que teria durado cerca de 75 anos, que teria pesquisado 724 homens de idades diferentes, desde a adolescência até a velhice, tendo por finalidade a coleta de dados variados, para se avaliar “como ser feliz”.

Esse estudo concluiu que o amor e as relações com as pessoas são elementos essenciais na vida, que realmente são capazes de proporcionar felicidade e que esta é alcançada basicamente pela experiência do amor, que não pode ser contrariado por nada.

O estudo reconhece que a pessoa poder ter saúde e riqueza, mas nada disso tem significado na vida se também não tiver expressivos relacionamentos firmados no amor.

Outro estudo, este realizado em 2003, comprovou, com bastante segurança, que o poder corrompe a psique humana.

Foi concluído, nessa pesquisa, que o poder faz com que a pessoa esqueça seus costumes e se torne gananciosa, mudando de comportamento em função exclusivamente para se ajustar ao poder.

Os pesquisadores observaram que os poderosos expõem sinais de agressão e expressam racismo e discriminação, em detrimento dos valores inerentes aos princípios humanitários.

Outra teoria psicológica assegura que as palavras sinalizam como a pessoa vê o mundo, ou seja, o que sai da boca pode facilitar o julgamento sobre o caráter de quem fala, sabendo também que as suas palavras podem denotar ou ignorar certas coisas próprias da personalidade, pouco importando os valores humanos.

A linguagem afeta a forma como se percebe o mundo e molda o pensamento, de forma que nenhum outro processo de aprendizagem possa afetar da mesma maneira.

Uma teoria psicológica assegura que somente se consegue prestar atenção a apenas uma coisa em cada momento, mas há quem diga que é possível se fazer várias coisas ao mesmo tempo.

As experiências mostram que, quando se precisa, somente é possível se concentrar em algo, sendo muito difícil se notar outras coisas, mesmo que estas estejam bem à frente da visão da pessoa.

Uma teoria psicológica diz que as pequenas coisas são as que realmente valem a pena na vida, exatamente porque elas têm maior importância e as maiores e mais substanciais nem sempre têm serventia para satisfazer ao melhor nível de felicidade.

É preciso que os fatores da vida sejam satisfatórios e causem alegria de viver, de modo que nada possa contribuir para causar estresse, que é motivo para a desestabilização da felicidade, sabendo que cada fator tem importância como liame que ajuda à construção do viver feliz.

Enfim, o segredo da felicidade tão almejada tem como essência o amor, que se consolida no cotidiano da vida, por meio de saudáveis relacionamentos com as pessoas e o melhor aproveitamento do tempo livre.

Brasília, em 17 de outubro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário