terça-feira, 24 de outubro de 2023

Forma de carinho

 

É possível se verificar, nas páginas iniciais, que este livro é dedicado à Uiraúna, como preito tanto de homenagem à cidade onde nasci para o mundo, como prova de gratidão, em evidência do amor que tenho dedicado à minha origem.

Isso se deve ao fato de eu querer tentar mostrar a minha satisfação quando resgato um pouco a linda e rica história do passado bem longínquo, além de dizer que tenho acompanhado muitos fatos que vêm acontecendo ultimamente por lá, que tem importância para o seu povo.  

À vista das minhas incessantes atividades literárias, na qualidade de esforçado autor de mais de setenta livros, versando sobre crônicas produzidas diariamente, com interesse direto da sociedade, tenha procurado ser um pouco espelho social por onde se possa enxergar fatos também relacionados com a sociedade uiraunense.

Sob esse aspecto, ressalte-se a importância da revelação sobre um pouco de mim como pessoa pública, que tem como preocupação objetivar escrever textos pensando em contribuir com ideias talvez mais arejadas para melhor visão sobre os fatos da vida, com o aproveitamento de experiência diferenciada de vida, vislumbrando certamente alguma forma de reflexão sobre os assuntos abordados.

Convém se reconhecer de que vivi por muito pouco tempo em Uiraúna, somente até os dezessete anos, mas o suficiente, penso, para se plasmarem na minha pessoa os fundamentos necessários à compreensão sobre a importância da cidadania e da civilidade, em termos de consciência sobre os objetivos que eu pretendia perseguir ao longo da minha trajetória de vida.

Não obstante, o que importa mesmo aqui é ficar patente que tenho dedicado meus livros, na maior parte, a personalidades marcantes de Uiraúna, que serviram, de alguma forma, de modelo de dedicação, caridade, generosidade e amor ao próximo, sendo merecedoras da lembrança e da homenagem, tendo como pano de fundo a real valorização da cultura de Uiraúna, como denotação que expressa a grandeza de um povo.

Tudo o que foi exposto acima sintetiza o meu sentimento segundo o qual é verdade que eu saí de Uiraúna, mas Uiraúna nunca saiu de mim, porque jamais deixei de me aproximar do que acontecia nessa cidade nem com o seu povo, conforme comprovam muitos dos meus textos se referindo a pessoas, acontecimentos e momentos importantes.

Sinto-me muito estimulado em pensar cada vez mais na valorização do povo de Uiraúna, na maneira do possível, porque essa sintonia intimista com a terra natal produz bons fluidos para a alma e ajuda a me aproximar ainda mais com a minha origem.

Queira Deus que eu continue tendo bastante inspiração para escrever textos falando sobre o povo de Uiraúna e também acerca dos bons acontecimentos relacionados com a cidade, porque isso é importante forma que se me oferece para eu mostrar o meu amor por minha querida terra natal.

  Brasília, em 24 de outubro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário