quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Salve o rei do baião!

 

Em vídeo que circula nas redes sociais, o cantor cearense Fagner enaltece a importância da qualidade artística do rei do baião, o sanfoneiro Luiz Gonzaga, afirmando que ele foi a maior lenda musical do Nordeste, além de salientar que ele foi loucamente apaixonado pelo povo sertanejo, para quem ele fez incalculável quantidade de maravilhosas canções, com as quais ele encantou os seus fiéis apaixonados, cantando e tocando a sua inseparável sanfona.

No futebol, quis Deus que o reinado fosse eternizado na pessoa do lendário Edson Arantes do Nascimento, o genial Pelé, autor de obras imortais e fantásticas protagonizadas nos campos de futebol, por sua magistralidade com a bola.

De igual genialidade, na arte da música, tem-se a potencialidade de outro rei, que se destacou de forma soberana e singular, em especial, na cultura musical nordestina, tendo conseguido atingir o píncaro desse gênero, como o mais perfeito artista musical, por ter interpretado, como mais ninguém, a música sertaneja de raiz, compreendendo baião, xote, xaxado, entre outros ritmos do gênero.

Gonzagão mostrou inigualável talento e genialidade, tanto no manejo da sua inseparável sanfona, de quem conseguia extrair sonoridade melodiosa de qualidade inesquecível, como também foi extremoso na composição de lindas músicas, vindas do seu âmago criativo, que tocavam a alma da imaginação humana, com foco no sentimento mais puro da nordestinidade.

Exemplo disso é a icônica música Asa Branca, que fala do sentimento do sertanejo e da crueldade da seca crônica do Nordeste, entre quase todas as suas músicas, que falavam exclusivamente o tema central do regionalismo de um povo, que correspondia em amabilidade para com ele, em forma de muito carinho e adoração.

Em qualquer lugar que Gonzagão se apresentasse, a multidão se fazia presente, porque ninguém podia perder o maior e mais animado espetáculo da música sertaneja, ambientada na genialidade dele.

Enfim, o genial sanfoneiro Luiz Gonzaga se tornou verdadeira lenda nordestina, por força do seu talento, da sua sabedoria musical e mais precisamente do seu amor aos nordestinos, para quem ele se dedicou de corpo e alma para oferecer o melhor da música regional.

Salve Luiz Gonzaga, o rei do baião!

Brasília, em 12 de outubro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário