sábado, 14 de outubro de 2023

A origem dos meses

Os meses do ano estão no nosso dia a dia desde quando iniciamos a nomear os acontecimentos da nossa vida e nunca mais eles se separam de nós e se tornam definitivamente nossos familiares.

Não obstante, ninguém se preocupa em saber a origem do nome deles, mesmo por curiosidade, como leitura para simples conhecimento.

Diante disso, achei interessante mostrar uma versão publicada na internet, dando possível origem aos meses, que até se acredita que se trate de colocação a mais autêntica e que pode servir como parâmetro sobre a origem dos meses.

Assim, parece interessante a síntese sobre os meses do ano, a começar por janeiro, que foi nomeado para homenagear a Janus, que foi considerado o deus romano dos portões e das portas, que tem como representação física uma figura estranha de duas cabeças de costas uma para a outra, o que significa que ele contempla o passado em busca de perspectiva ou olha ansioso para o futuro, em busca de esperança, dando a ideia de dualidade que coincide perfeitamente com a ocasião do final de um ano e início do próximo.

O mês de fevereiro se deriva do período romano de “Februa”, conhecido por se festejar a purificação, denominada de Lupercália, em homenagem ao deus romano Februus, que representava a purificação, cuja celebração ocorria no dia 15 do mês e se incluía alguns rituais de limpeza pessoal, acreditando-se que isso melhorava a saúde e contribuía para a fertilidade.

O mês de março foi nomeado em homenagem a Marte, o deus romano da guerra e identificado com o deus grego Ares.

O mês de abril  é considerado assim para homenagear Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza, cuja palavra vem do termo latino “apeire”, que significa abrir, que geralmente é referido em conexão com botões de flores que se abrem para florescer na primavera do Hemisfério Norte.

O mês de maio se deriva da palavra francesa “Mai”, em homenagem à deusa Maia, da primavera e do crescimento, acreditando-se que ela era filha de Faunus, uma das mais antigas divindades romanas, e esposa de Vulcano.

Na mitologia grega, Maia é conhecida como a mãe de Hermes e tanto os gregos como os romanos consideravam Maia educadora amorosa e iluminada.

O mês de junho tem o nome em homenagem a Juno, o deus romano do amor e do casamento, acreditando-se, segundo a mitologia romana, que Juno cuidava de mulheres grávidas e crianças, garantindo seu nascimento seguro.

Em razão disso, se casar em junho é considerado boa sorte, que também é o momento ideal para casamentos, renovação dos votos e concepção de filhos.

O mês de julho homenageia o imperador romano Júlio César, que nasceu em Quintilis e Julho é o primeiro mês do calendário com o nome de uma pessoa real.

O mês de agosto homenageia o imperador romano Augusto, sobrinho-neto de César, em reconhecimento por seu esforço de implantar a paz em região de conflito de guerra e de inspirar o seu crescimento, mediante a aprovação de reformas de infraestrutura mais forte dentro de suas cidades.

O mês de setembro teve origem no termo latino “Septem”, que significa sete, era originalmente o sétimo mês no antigo calendário romano - que até 153 AEC tinha originalmente dez meses.

Esse mês representava a celebração dos Ludi Romani - Jogos Romanos, que duravam várias semanas e contavam com corridas de bigas, combates de gladiadores e muitas festas.

Falam que, em termos de espiritualidade, setembro é o mês em que se comemoram as vitórias e as realizações pessoais.

O mês de outubro se deriva da palavra romana octo, que significa oito, que era o oitavo mês do calendário romano, que se tornou o décimo mês no calendário gregoriano, o vigente.

Esse mês é marcado por muitos festivais que acontecem em todo o mundo, incluindo a Oktoberfest na Alemanha.

O mês de novembro vem da palavra latina “Novem”, que significa nove.

Esse mês está associado ao Dia de Finados, ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, às grandes liquidações chamadas Black Friday e o início da temporada de festas de Natal.

O mês de dezembro se originou da palavra latina “Decem”, que significa dez, no calendário juliano, como o décimo mês, passando para o 12º mês, no gregoriano, cujo nome latino é derivado de Decima, a Deusa do meio dos Três Destinos, e a pessoa que personifica o presente, presente este que é lembrado por ocasião dos festejos natalinos.

Tem-se aí a origem dos meses do calendário universal, que orienta a contagem das datas e serve de guia para nossos destinos, projetos, planejamentos e tudo o mais que diz respeito às datas mais importantes que marcam as nossas vidas, desde a nossa origem até o nosso epílogo, como ser humano.

Brasília, em 14 de outubro de 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário