domingo, 13 de agosto de 2017

Feliz Dia dos Pais!

O celebre cientista Albert Einstein pontificou, em magistral definição, um pouco do significado de pai, que certamente se encaixa em nossos sentimentos sobre essa figura especial, senão vejamos: “Já no meio do caminho aprendi a acreditar naquilo que faço lembrando a figura do meu pai, aquele que acima de tudo me incentivou, valorizou meu trabalho e me tornou consciente das minhas responsabilidades simplesmente por me passar a segurança de que ele acreditava em mim. Assim são os pais: não há palavras que descrevam aquilo que sentimos quando fazemos consciência dos sacrifícios que passaram para nos criar e educar”.
O Dia dos Pais é sempre o melhor momento para se dizer a ele, com a mais sublime convicção: Eu te amo e muito obrigado por você me ter feito pessoa feliz que sou, não que seja a sua semelhança, mas que é com a herança do seu amor, da sua dedicação, do seu carinho, do seu esforço e de tudo o mais que são espelhados na permanente figura de pai bondoso que resplandece como forma de amor e de fortalecimento da família. 
É sempre importante que esse agradecimento possa refletir em nossos corações como homenagem não apenas simbólica, mas efetiva e verdadeira, para que a imagem do pai passa fortalecer nossos sentimentos de responsabilidade de filho amoroso e consciente sobre os reais sacrifícios e dificuldades que ele enfrentou para nos criar e educar para a vida, como disse o grande cientista universal.  
Certamente quando Deus criou a figura do pai, já tinha em mente atribuir-lhe o sentimento de amor infinito, recheado de misericórdia e compaixão, para que o seu lado humano pudesse refletir o dom divinal na criação da família, nos moldes projetados para o pai dos pais, o amantíssimo São José.
Segundo estudiosos, o Dia dos Pais teria se espelhado na figura paterna de São José, Pai de Jesus Cristo, data que se consagrou em comemoração e homenagem à figura paterna da família cristã.
Normalmente, os filhos têm muito a agradecer a seus pais, pelos preciosos e úteis ensinamentos de vida, mesmo aqueles de pouca cultura, que sempre são ricos em sabedoria da experiência haurida ao longo da sua vida, pincipalmente pelas valiosas lições sobre a importância do trabalho honesto, da amizade sem interesse, da simplicidade, da persistência, do respeito aos princípios da boa conduta e sobretudo da dignidade em todas nossas atividades de vida.
Sem dúvida, as pessoas mais importantes em nossas vidas são os pais, que demonstram os melhores cuidados e zelos logo a partir da concepção e nunca mais desgrudam de nossos passos, mesmo que o mundo seja infinito, porque o seu amor pelos filhos sempre se mostra ainda bem maior do que ele, como algo insuperável para sempre, mesmo que o tempo passe, mas esse amor tem o efeito multiplicador por meio de novas gerações: netos, bisnetos..., como eterno presente da vida.
Por mais que nos distanciamos de nossos pais, pelas circunstâncias da vida, suas palavras nunca deixam de ser valiosos exemplos paternais, em forma de conselhos, admoestações, estultícias e outras formas de comunicação, que são transformados em verdadeiras lições que ficam repousadas placidamente em nossas consciências, na busca das melhores alternativas de vida, diante da certeza de que ninguém melhor do que eles para almejar fórmulas mágicas para a felicidade dos filhos.
A melhor forma de representar o sentimento de amor aos pais é realmente procurar refletir neste dia dedicado a eles, para reconhecer a sua importância desde a nossa concepção e por todo o sempre, porque a razão de nossa existência se concentra neles, que tiveram o grandioso amor de nos acolher nos seus magnânimos colos e acariciarem em todas nossas vidas, que são moldadas com base nos seus ensinamentos, nas suas orientações ou até mesmo nas suas omissões, que nos permitiram a iniciativa da escolha de vida.
A figura paterna transcende os tempos, mesmo que os país já estejam em outra dimensão, porque as suas imagens se eternizam em nossos corações, por força de seu DNA, que é inseparável de nossos organismos, permanecendo em nós a marca indelével da sua agradável e inesquecível passagem, repleta de contribuição e amor.
Esta mensagem carinhosa traduz os sentimentos de eterno agradecimento aos pais, que se perpetuam como coisa agradável em nossos corações, que, neste dia especial, se alegram ainda mais, pela felicidade de dizer em alto e bom som: Feliz Dia dos Pais...
ANTONIO ADALMIR FERNANDES

Brasília, em 13 de agosto de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário