quinta-feira, 11 de maio de 2023

Campanha de solidariedade

Diante de notícia referente a acidente fatal envolvendo o uso de moto, eu tive a ideia de dizer que se trata de situação de muita dor, tanto para a família e amigos como até mesmo para quem sequer conhecia a jovem vítima, em acidente que não tem explicação, quando se perde, de repente, pessoa tão jovem e querida, ainda no limiar da sua vida, certamente com mil metas a realizar, muitos das quais em benefício dos seus semelhantes.

Posso imaginar a imensa dor no coração de todos, mas, em especial, de seus pais, que não conseguem encontrar senão a conformação, diante dos desígnios de Deus, que só esparge bondade e conforto a quem precisa do seu amor.

Agora, abro espaço neste momento de dor, para questionar se a falta do uso de capacete não tem sido causadora de tantas perdas de vidas, muitas delas na flor da sua jovialidade, na presunção de que, em muitos acidentes de moto muitas vidas poderiam ser salvas se a vítima usasse capacete.

A verdade é que o primeiro impacto é justamente na cabeça, que não tem como desviar do obstáculo, cujas consequências normalmente são fatais, uma vez que, sem o principal órgão que controla as demais atividades do corpo, nada poderá ser feito para proteger-se dos demais impactos advindos do acidente, os quais normalmente são fatais.

É evidente que não tenho elementos sequer para saber se a vítima em causa usava ou não capacete, mas, apenas por indução imaginária e sentimento de solidariedade cristã, aproveito o ensejo para suscitar importante questão que diz diretamente com a preservação da vida de motoqueiros, que tem relação direta com o uso de capacete.

Trata-se de equipamento que é obrigatório pela legislação de trânsito, mas, infelizmente, em muitas regiões eles são completamente ignorados, evidentemente em prejuízo da vida humana, que é preciosa e pode e deve sim ser protegida com cuidado simples que é de uso obrigatório e de suma importância, em caso de acidente.

Independentemente se a jovem em causa usava capacete ou não, ouso sugerir que a mãe dela, que é política militante, se empenhe na orientação de campanhas destinadas ao uso de capacete por motoqueiros, na certeza de que se trata de mobilização que lhe fará muito bem, diante da compreensão de que ela aproveita o seu trabalho político em benefício da vida humana, na esperança de que isso somente contribua para o bem dela e do seu semelhante.

          Brasília, em 11 de maio de 2023 

Nenhum comentário:

Postar um comentário