sexta-feira, 12 de maio de 2023

Sempre convergir

 

É evidente que convirjo com as ideias de não acomodação diante de dificuldades, porque entendo perfeitamente que isso faz parte da dignidade humana, como defesa de seus direitos de cidadania.

Não obstante, essa forma natural inerente aos direitos humanos condiz apenas e tão somente com a existência do pleno Estado Democrático de Direito, que tem assento na Carta Política brasileira.

No estado antidemocrático, com predominância do desprezo às liberdades individuais e de expressão, que parece sinalizar a tendência do atual sistema político, que ensaia, para valer, o controle da mídia, na forma dos alertas que circulam nas redes sociais, na esperança de que eles não passem de autêntico fake news.

Na verdade, em se tratando de governo de esquerda, não se pode acreditar em absolutamente nada, quanto à garantia dos plenos direitos humanos e dos princípios individuais e democráticos.

Essa assertiva tem como pressuposto os deploráveis acontecimentos ocorridos no último dia 8 de janeiro, em que brasileiros patrióticos foram envolvidos como terroristas, tão somente por terem participado de movimento democrático, mas o regime dominante entendeu do seu modo e simplesmente os enquadrou como sendo patrocinadores de atos terroristas e antidemocráticos.

Será possível se provar em contrário, convencendo as autoridades do sistema vigente de que nenhum ato irregular foi praticado, mesmo que não haja qualquer prova incriminatória sobre qualquer delito, pelo menos na maioria dos casos?

A verdade é que as pessoas que terminaram sendo envolvidas nos citados atos jamais imaginavam que seriam arrolados em processos criminais, exatamente por terem a certeza de que nada irregular havia sido praticado, mas os fatos conspiraram contra a dignidade deles, que foram presos e processados, ficando obrigados a responder criminalmente, mesmo que nada prove a sua participação delituosa.

Em conclusão, tem-se que é aconselhável jamais se acomodar, na esperança da prevalência do Estado Democrático de Direito, mas ele tende a ser impraticável quando não há plena garantia das liberdades individuais e de expressão, à vista do pernicioso império do poder da tirania, com viés de aderência ao controle do pensamento humano.

Brasília, em 12 de maio de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário