domingo, 21 de maio de 2023

Imprudência

 

Um senador, em discurso e se antecipando aos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, destinada às investigações sobre os atos terroristas de 8 de janeiro, disse que tem sob o seu poder alguns vídeos com imagens que podem comprometer autoridades da República, com relação aos referidos incidentes.    

Tenho muito receio quando as pessoas ficam falando um monte de assuntos e ainda fazendo prognóstico sobre possíveis resultados, como se ele tivesse o poder de antever o que irá acontecer no futuro, criando perspectivas que, às vezes, nem de longe se confirmam.

Por prudência, seria bem melhor que o político se resguardasse no sentido de somente adiantar os assuntos estritamente que não produzissem qualquer expectativa, deixando para dizer e mostrar as matérias colacionadas aos fatos somente por ocasião das investigações, como forma de se garantir o fator surpresa, que é muito mais importante para o resultado dos trabalhos pertinentes.

A grande vantagem da apresentação das denúncias, precisamente no curso das investigações, é que os acusados são pegos de calça curta, como se diz no popular.

Também considero de péssimo tom o fazimento de valor de juízo espalhafatoso, que, invariavelmente, sempre resulta em absolutamente nada, uma vez que a interpretação sobre as imagens vai depender muito da avaliação da comissão e não somente dele.

É aconselhável que o congressista se abstenha apenas ao zelo no exercício do seu relevante cargo, deixando para se empolgar somente para depois do sucesso do resultado das suas denúncias, caso isso venha a realmente acontecer, evidentemente a depender do peso das imagens delituosas.

Brasília, em 21 de maio de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário