sexta-feira, 12 de maio de 2023

Vulnerabilidade das urnas?

 

Conforme vídeo que circula na internet, um parlamentar afirma que o segredo das urnas eletrônicas foi devassado por hackers, tendo acesso aos “códigos-fontes”, embora ele não tivesse informado o resultado das eleições obtido clandestinamente.  

Quero acreditar muito na vulnerabilidade do sistema eleitoral brasileiro, diante de declaração como essa, mas tudo não passa de afirmação vazia, destituída de conteúdo, que termina desanimando ainda mais as esperanças dos brasileiros sobre a revelação sobre o real resultado das eleições.

Ora, se o parlamentar afirma sobre a possibilidade de acesso aos dados constantes das urnas eletrônicas, então por que ele não mostra esses resultados?

O pior é que ficam somente as expectativas danadas, ante a conversa como essa a ensejar que houve a devida transparência, que é própria dos atos da administração pública, mas isso foi negado pelo órgão responsável pelo sistema eleitoral.

Imagina-se que o presidente do Tribunal eleitoral poderia realmente temer se muitos hackers acessassem os dados das urnas eletrônicas e mostrassem todos os resultados exatamente iguais, o que levaria a desmascarar aquele órgão, diante das suspeitas sobre o injustificável sigilo atribuído aos procedimentos inerentes às últimas eleições.

Agora, seria interessante que os hackers explicassem os métodos utilizados na obtenção dos resultados das urnas e dessem maiores informações sobre como agiram, para que possa fortalecer a credibilidade nos resultados obtidos por eles.

Por enquanto, essas informações funcionam muito mais para aumentar o descrédito à possibilidade de se conhecer os verdadeiros resultados das urnas eletrônicas, ainda que seja por meio clandestino, que tem a mesma validade de quem os mantém em absoluto sigilo, contrariando o salutar e constitucional princípio da transparência.

Brasília, em 12 de maio de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário