terça-feira, 16 de maio de 2023

Impeachment?

 

Conforme vídeo que circula nas redes sociais, consta a mensagem nos seguintes termos: “Urgente: Governo de (omiti o nome) já é pior que o governo de (omiti o nome), Ibovespa colapsa 100 mil pontos. Colapso econômico. Queremos impeachment do (omiti o nome)! Você apoia? Sim ou não?”.

Na melhor concepção política, para que haja impeachment, é preciso que exista presidente da República de verdade.

Ao contrário disso, não se pode ainda se falar nessa medida, ou seja, convém se falar em afastamento de alguém do cargo somente quando ele é preenchido, de verdade.

Na atual conjectura, o cargo presidencial se encontra acéfalo, em que pese o mandatário anterior ter sido substituído, mas ainda faltam atos para a caracterização da ocupação verdadeira do trono presidencial.

Tanto essa assertiva é verdadeira que todos os índices e parâmetros que medem a atuação administrativa do governo simplesmente despencaram a níveis assustadores e preocupantes, em claríssima evidência da completa ausência de governo, que também tem como corolário as vertiginosas quedas no desempenho da economia, em todos os seus indicadores.

Por conta disso, o mercado se retraiu em descrédito, em face do fraco  desempenho do governo, que contribuiu para a diminuição da arrecadação pública, o fechamento de fábricas e empresas, a demandada maciça do capital estrangeiro, o preocupante aumento do desemprego, além das piores perspectivas para o porvir, especialmente na área da economia.

A verdade é que as projeções na economia são extremamente prejudiciais aos interesses da sociedade, com relação aos déficits orçamentários, ao aumento da inflação e a outros efeitos negativos que somente contribuem para turbinar o desânimo e o caos no desempenho da administração pública.

A confirmação da falta de governo se materializa com a inexistência de medidas providenciais como abrangentes planejamentos destinados ao combate efetivo das catástrofes que se abatem sobre a economia brasileira.

Ao contrário de tudo isso, é como se tudo estivesse acontecendo às mil maravilhas, com a máquina pública sendo navegada em céu de brigadeiro, diante da falta de qualquer iniciativa capaz de contrapor ao verdadeiro caos, mas há quem ainda tenha a ingenuidade para pensar em impeachment de algo inexistente?

Os brasileiros esperam que o cargo presidencial seja ocupado, o mais rapidamente ocupado por quem tenha condições de recolocar o Brasil no caminho do progresso e do desenvolvimento.

Brasília, em 16 de maio de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário