domingo, 14 de maio de 2023

Parabéns às mães!

              Na data que se comemora o Dia das Mães, nada melhor do que se invocar a mãe que é modelo para todas às mães.

Ela teve o privilégio de ter o seu nome registrado nos evangelhos bíblicos, na lembrança de que foi a moça especial escolhida por Deus, a virgem Maria, que estava prometida para desposar-se com o homem de nome José, tendo construído a mais famosa família da história universal.

Pois bem, depois de escolhida e agraciada por Deus, o anjo Gabriel apareceu a Maria e anunciou que ela seria mãe de um filho.

Diante da surpresa, conta-se que Maria, inicialmente, teria ficado cheia de dúvida e com muito medo, principalmente pelo fato de que ela estava noiva e ainda era virgem.

Segundo foi narrado por Lucas, em 1:30-33, o anjo Gabriel teria dito a Maria o seguinte: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.

Depois, à vista da certeza de que estava grávida, de forma divina, Maria se dirigiu a Deus, para dizer que “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lucas 1:38 – NVI).

A verdade é que Maria foi sempre a mãe modelo de prudência, sabedoria, sensibilidade, paciência e principalmente agradecida a Deus, pela dádiva de ser a mãe de Jesus.

É possível sim que as mães do mundo se inspirem, instintivamente, em Maria, que nem seria diferente, para assimilarem as lindas lições de amor sem limites, na forma da compaixão que as faz sofrer e sorrir, em solidariedade com a sublime missão de mãe, sempre com o coração cheio de bondade que supera todas as dificuldades, com paciência e quietude e na grandeza do infinito amor materno.

Desde antigamente e passando por Maria, a bela missão das mães é criar seus filhos sob a égide da mais refinada educação possível, procurando incutir neles o aprimoramento das virtudes, na esperança de que eles aprendam o máximo das suas lições de amor.

Aliás, todas as mães sabem perfeitamente que a educação de seus filhos é a sua missão da maior importância, uma vez que o seu trabalho se traduz em colaboração com as obras de Deus, quando tem-se a certeza de que quanto mais eles são bem-educados, mais são reveladas as virtudes dos pais, com destaque para a participação das mães, quando as suas qualidades afloram no aprendizagem da intelectualidade, da moralidade, da generosidade, da religiosidade, entre outros princípios de civilidade.

Toda mãe tem a importante missão inata de educar seus filhos, porque isso é virtude que brota naturalmente nos corações delas, em sintonia com o que se confunde com a verdadeira obra do amor.

A verdade é que tem sido sob os olhares das mães que os filhos nascem e se desenvolvem para o mundo, aprendendo as primeiras lições de respeito, caráter, honestidade, bondade e pureza no coração, na compreensão de que as lições delas sempre se traduzem na melhor maneira de amor a si e ao próximo.

Sem dúvida, é sob os olhares das mães que os filhos aprendem os valores referentes à bondade, à caridade, à pureza, à verdade, enfim, aprendem com elas as melhores lições para a vida, na certeza de que elas são sempre depositárias da sabedoria e da inteligência de onde emanam os bons fluídos capazes de incutir proveitosos ensinamentos para sempre.  

À vista da sublime importância da mãe, o filho de Deus, que poderia ter vindo ao mundo de forma apenas espiritual, houve por bem ter a própria mãe, que não poderia ter sido tão melhor escolhida, em se tratando de Nossa Senhora Mãe de Jesus Cristo, que é reconhecida como símbolo maior de todas as mães.

Santa Maria serve de espelho para todas as mães, que são pródigas em se sacrificar em benefício de seus rebentos, que se esforçam para seguirem os bons exemplos ministrados por elas, sempre ditados pela cartilha da bondade e do amor, o que significa a compreensão de que cada mãe herda um fio da santidade da virgem Maria, que gerou, criou e ensinou as boas lições para o amantíssimo filho Jesus Cristo, em estrita harmonia com os padrões da divindade do amor.

Parabéns para as mães, com desejo de que Nossa Senhora Mãe de Jesus as abençoe, por sua missão de amor.

Amém!

            Brasília, em 14 de maio de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário