terça-feira, 16 de maio de 2023

Por que reflexão?

 

Em mensagem que circula na internet, foi postado o texto que diz: “No dia 16 de maio, não haverá coleta de lixo, DF. Mantenha seus resíduos dentro da sua casa ou comércio e repense a sua relação com o lixo. Um dia sem lixo para refletir sobre um trabalho de todos os dias. SLU.”

Trata-se de movimento bastante intrigante, porque não existe razão para essa absurda, quando não há qualquer explicação sobre a causa da paralisação, quando o serviço do recolhimento do lixo e da limpeza das ruas e avenidas estão sendo feitos com absoluta normalidade, sem nenhuma queixa por parte dos profissionais dessa tão importante atividade social.

 Qual o sentido sobre a necessidade da reflexão, para se imaginar que lixo é realmente lixo?

O trabalho do lixeiro é da maior importância para a sociedade e tanto isso é verdade que ele existe como profissão legalmente instituída e regulamentada, com o devido respeito e a dignidade de remuneração justa e à altura do trabalho realizado por profissionais do lixo.

Sim, tem todo direito de os profissionais do lixo pararem quando bem quiserem, mas também é direito que o seu ponto seja cortado, uma vez que a paralisação, para mera reflexão acintosa da sociedade torna-se absolutamente desnecessária, quando todo mundo tem consciência sobre a imprescindibilidade do trabalho dos profissionais do lixo, salvo quem teve essa infeliz ideia de paralisação inútil, por não haver causa justa a justificar tal medida.

Os profissionais do lixo são remunerados exatamente para retirar o lixo produzido por quem paga pelo trabalho deles e varrerem as ruas e avenidas da cidade, os quais são regularmente empregados para a execução desse imprescindível trabalho, pasmem, por exclusiva espontaneidade deles, a trabalharem como garis, que são respeitados como profissionais quaisquer.

Nenhum empregado do lixo é forçado a exercer a sua função, que é tão importante quanto todos os trabalhos realizados como meio de sobrevivência do ser humano.

Isso se torna da maior gravidade se o próprio SLU, conforme consta a sua logomarca no folder, estiver por trás dessa ingênua e inútil paralisação, dando entender que nem ele tem consciência sobre a importância do trabalho dos garis.

Quanto atraso de mentalidade sobre a atividade de ordem pública, que até pode merecer alguma forma de publicidade, mas apenas no sentido de se pedir a colaboração sobre a acomodação do lixo e outras facilidades para o trabalho dos garis.

Enfim, a sociedade condena e reprova a forma de paralisação com a finalidade de mera reflexão absolutamente desnecessária, porque todos têm consciência sobre a importância dos garis.

Brasília, em 15 de maio de 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário