segunda-feira, 29 de agosto de 2022

o poder do voto

 

Em vídeo que circula nas redes sociais, o político que é candidato a vice-presidente da República, na chapa do líder das pesquisas à corrida presidencial, fez, tempos atrás, declarações bombásticas sobre a falta de moralidade e honestidade do partido que quer voltar ao poder, conforme o texto a seguir.

Talvez este seja o momento mais delicado da nossa democracia. O risco do Brasil se tornar uma Venezuela é real. Temos a própria escuridão: o PT, sempre radical e extremista. O Brasil está diante de uma escolha histórica. O seu voto decide para onde vamos. O seu voto pode evitar o caminho do caos. Está também em suas mãos evitar que a corrupção e a roubalheira voltem a comandar o país. Evitar que o PT volte a quebrar o país. Seu voto pode evitar o novo desastre para o Brasil, para nós brasileiros, para nossos filhos e netos. Daqui a poucos dias, o Brasil vai escolher quem vai disputar a Presidência, que o voto errado pode nos trazer muitos anos de prejuízos, assim como aconteceu com a Dilma. Não podemos andar para traz nem errar de novo. Se você não quer eleger o PT, não vote errado no primeiro turno. Juntos vamos derrotar o PT.”.

Nem precisa ser analista político para perceber a perfeição das adequadas palavras para definirem e delinearem o retrato fiel de partido que é realmente sinônimo de inescrupulosidade na gestão da coisa pública, à vista, em especial, dos endêmicos e sistêmicos escândalos do mensalão e do petrolão, que marcaram a história republicana com gestão absolutamente fora da curva, em termos de escrachadas imoralidade e desonestidade.   

Realmente, os verdadeiros brasileiros precisam se conscientizar de que o discurso realista e verdadeiro desse político precisa ter o endosso dos eleitores que desejam o bem do Brasil, à vista de alerta tendo por base fatos devastadores dos salutares princípios da moralidade, da legalidade e da honestidade, na gestão pública e isso fica muito claro na lúcida mensagem.

As declarações feitas por político experiente são a síntese real da dimensão representativa dos podres intrínsecas de partido e suas lideranças, que deixaram marcas indeléveis e profundas na gestão pública brasileira, à vista de enormes prejuízos causados aos interesses do povo, com monumentais desvios de recursos públicos, sem o menor escrúpulo, com a finalidade de financiamento de campanhas eleitorais milionárias e outros atos espúrios, como se a ladroagem fizesse parte da normalidade democrática.

Nada do que esse político falou sobre a pior gestão que cuidou dos orçamentos públicos não esteja absolutamente em consonância com a verdade, uma vez que os fatos são precisos e fidedignos e fazem parte da história do partido que recriminado por ele, com a veemência que diz o quanto de pernicioso pode representar a sua volta ao poder, com toda a sua experiência de traquinagem no submundo da criminalidade, conforme os péssimos exemplos dos deploráveis escândalos do mensalão e do petrolão.

Os aludidos fatos foram devidamente investigados na origem e coligidas as provas pertinentes sobre a sua materialidade, quanto à autoria criminosa contra o patrimônio dos brasileiros, tudo confirmado em sentenças proferidas pela Justiça brasileira, em que pese parte das irregularidades ter ficado no meio do caminho com a anulação, sem justificativas plausíveis, das decisões referentes às condenações à prisão do principal artífice e arquiteto da organização criminosa, na forma do veredicto constante de decisão judicial.

É preciso sim agradecer ao importante alerta desse experiente homem público, porque ninguém melhor do que ele, como autêntico político, para saber se expressar com bastante propriedade e sapiência acerca de corrupção, em importante momento de lucidez cívica, o quanto o partido repudiado por ele, à época, foi realmente maléfico e prejudicial aos interesses do Brasil e dos brasileiros, cujas preciosas informações adiantadas na sua precisa mensagem são expressões vivas e ainda pertinente à realidade inafastável, que precisam ser levadas em conta, como forma de se evitar uma tragédia nacional.

O certo é que, nem o partido nem suas lideranças, conseguiram demover uma vírgula sobre os fatos verdadeiros coligidos na fonte e que, por conta disso, os brasileiros honrados e dignos precisam sim avaliar o quanto tudo isso representa em termos de imoralidade e desonestidade sobre a índole dos homens públicos, que precisam se conduzir em estrita observância aos princípios republicanos da probidade, da honradez e da dignidade, no exercício de cargos públicos eletivos.

Na forma do eloquente discurso em comento, é indiscutível que faltam probidade e honradez no que diz respeito à gestão do partido que agora o autor da mensagem se compõe como candidato a vice-presidente da República, mostrando total falta de decência da sua parte, na qualidade de homem público, quando ele teve a sublime dignidade de denunciar a sujeira que representa a materialidade de recrimináveis esquemas criminosos de roubalheiras envolvendo recursos públicos, mas agora ele faz parte do mesmo grupo de delinquentes denunciados por ele.

Enfim, à toda evidência, a mensagem em comento encerra verdadeira declaração, em forma de viva lição, sobre o espírito de desonestidade intrínseca existente em cada um dos apoiadores do principal candidato da esquerda, que mostra, em importante alerta do político, que “Está também em suas mãos evitar que a corrupção e a roubalheira voltem a comandar o país. Evitar que o PT volte a quebrar o país. Seu voto pode evitar o novo desastre para o Brasil, para nós brasileiros, para nossos filhos e netos. Daqui a poucos dias, o Brasil vai escolher quem vai disputar a Presidência, que o voto errado pode nos trazer muitos anos de prejuízos,...”.     

Ante o exposto, é possível se concluir dizendo que compete aos brasileiros avaliarem sobre o verdadeiro sentido da moralidade e da honestidade capazes de atenderem aos interesses do Brasil e da população, em termos do zelo indispensável à gestão dos recursos públicos, devendo também se atentar, em especial, sobre as precisas e coerentes declarações desse política, nos termos supratranscritos, porque elas são valiosíssimas, como forma de cuidados em busca dos princípios republicanos na administração pública.

Brasília, em 29 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário